A Educação Infantil, na Escola Rubem Alves, tem identidade própria e objetivo bem definidos.  Sendo a primeira etapa da Educação Básica. Tem como finalidade o desenvolvimento integral das crianças de 1ano até 5 anos de idade em seus aspectos físicos, afetivo, intelectual, linguístico e social, complementando a ação da família e da comunidade. Através das vivências as crianças da Educação Infantil aprendem de  forma lúdica e significativa, promovendo o encantamento, a imaginação e a  fantasia. Despertando a sua criticidade utilizando as suas diversas linguagens.

Através das dramatizações nas quartas interativas, dos contos trabalhados por cada grupo a criança amplia sua imaginação e o letramento de forma lúdica, utilizamos atividades diversificadas para desenvolver a coordenação motora, importante para o processo da escrita, bem como o desenvolvimento do pensamento lógico através das brincadeiras, das pinturas no paredão, vivência com água, as atividades de artes com recorte e reconto, colagem e pintura sem contar com as diversas atividades de música, psicomotricidade, além das aulas extraclasse que proporciona a criança explorar o mundo em que vive.

Nesse sentido a Escola Rubem Alves em consonância com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), define direitos de aprendizagem e os campos de experiência. Os campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos, priorizando o desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos.

1 – O eu, o outro e o nós.

2 – Corpo, gestos e movimentos.

3 – Traços, som, cores e formas.

4 – Escuta, fala, pensamento e imaginação.

5 – Espaço, tempo, quantidade, relações e transformações.

Para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a Educação Infantil consiste em interações e brincadeiras, no entanto são assegurados seis direitos de aprendizado e desenvolvimento, sendo assim, o educador deve promover interações e brincadeiras que permitam a criança conhecer eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos; traços e sons, cores e formas, escuta, fala, pensamento e imaginação, espaço, tempos, quantidades, relações e transformações.

Os campos de experiência da BNCC promovem uma mudança conceitual no currículo da Educação Infantil. Para a nova base, a criança não é mais apenas uma receptora das mensagens transmitidas pelos adultos, mas também é capaz de produzir cultura.

Nesse sentido, as propostas são a base estrutural pedagógica que devem guiar as escolas com os fundamentos necessários para cada etapa.

No entanto são assegurados seis direitos de aprendizado e desenvolvimento.

São eles:

– Conviver;