Diferente da Educação Infantil, a  proposta da BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.

Portanto, ao compreender as mudanças no processo de desenvolvimento da criança – como a maior autonomia nos movimentos e a afirmação de sua identidade a BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais propõe o estímulo ao pensamento lógico, criativo e crítico, bem como sua capacidade de perguntar, argumentar, interagir e ampliar sua compreensão do mundo.

A BNCC organiza o Ensino Fundamental em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso.

Para cada ano do Ensino Fundamental, a BNCC elenca um conjunto de unidade temáticas, objetos do conhecimento e habilidades.

De acordo com a BNCC, “as competências específicas possibilitam a articulação horizontal entre as áreas, perpassando todos os componentes curriculares, e também a articulação vertical, a progressão entre o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e a continuidade das experiências dos aprendizes, considerando suas especificidades”.

Portanto, para além das competências, cada uma dessas áreas tem papel fundamental na formação integral dos aprendizes do Ensino Fundamental.

Dessa forma, uma vez que existe respeito às necessidades de cada estudante e a sua idade, abarcando sua singularidade na construção de uma identidade social é necessário enfatizar a promoção de um ambiente diverso, participativo e desafiador.

To Top